Vazamento Em Cima do Forro de Gesso, o Que Fazer?

Vazamento Em Cima do Forro de Gesso, o Que Fazer?
Que o gesso comum (Plaquinha) ou acartonado (Drywall) tem inúmeras vantagens todos sabemos. Além da estética o gesso proporciona conforto térmico e acústico. Hoje vamos falar de um inimigo em comum entre o gesso plaquinha e o drywall, Esse ponto fraco é a umidade. Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre esse tema:

Qual gesso é mais frágil a umidade, o comum ou o acartonado?

Com toda certeza o gesso acartonado é muito mais vulnerável a umidade, pois o revestimento de papelão absorve a aguá e dificulta a secagem, sendo inevitável o concerto. Em caso de um vazamento em cima do gesso acartonado a placa fica muito danificada, já o gesso comum na maioria dos casos só descasca a tinta e a placa absorve a aguá e seca em um ou dois dias, ai é só pintar novamente. Nesse caso estamos falando de pequenos vazamentos.

O que fazer quando o forro de gesso molha muito?

Em casos como em um vendaval, ou quando uma caixa d’aguá vaza acumulando uma quantidade considerável de aguá sobre o forro, devemos primeiramente fazer alguns furos com uma chave de fenda para sair a aguá, evitando assim que o forro desabe com o peso da aguá. Se for gesso acartonado temos que trocar as placas que foram atingidas, mas não precisa mexer na estrutura. Já o gesso comum pode-se tentar secar com um ventilador e caso o forro não tenha baixado com o peso da aguá é só deixar secar e pintar novamente. Mas se o forro de gesso criar ondulações tem que dar uma olhada que deve ter arrebentado algum arame.

Como consertar o forro de gesso acartonado?

O procedimento é simples e faz menos sujeira que o gesso comum. Deve-se recortar um buraco retirando toda a área que umedeceu, depois parafusamos uma chapa de gesso nova exatamente do tamanho da antiga. Se for um buraco pequeno tipo uma goteira, da espessura de um dedo por exemplo, podemos  apenas tapar com massa corrida.

Como consertar o forro de gesso comum?

Esse faz um pouco mais de sujeira, mas segue o mesmo procedimento do outro, a diferença é que temos que amarrar com arame caso o furo seja maior que 60x60cm.