Como Pintar Gesso Acartonado

Como Pintar Gesso Acartonado
Recomendações de pintura sobre Gesso Acartonado.

A parede ou forro de gesso acartonado requer um pouco de cuidado na preparação para receber a pintura. Veja abaixo o passo a passo de como pintar gesso acartonado.

A pintura em geral é a última fase da execução dos sistemas Drywall . Portanto ela é que define a aparência final do serviço.

Uma pintura mal executada pode comprometer todo o trabalho

1. Como primeiro passo, verifica-se a condição da obra. Se todas as juntas foram emassadas e se as massas estão totalmente secas.

Procede-se então ao lixamento, somente das áreas emassadas que são: as juntas de rebaixo, juntas de topo, juntas de contorno e cabeças dos parafusos, com lixas de grana 120 e 180 respectivamente, eliminando todas as rebarbas e todos os ressaltos ou ondulações salientes.

Este lixamento deve ser executado com a lixa sobre um taco de madeira formando uma superfície plana de lixamento ao invés dos dedos das mãos cujas superfícies ficam irregulares.

Tomar cuidado para não danificar o papel e as fitas.

2. Após a eliminação das saliências, procede-se ao emassamento com massa corrida a base de PVA, em toda a superfície do trabalho com passadas extensas.
Essa massa deve cobrir qualquer ondulação reentrante e ao mesmo tempo igualar a superfície do cartão e das massas, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos.

Recomendado massa em 100% da superfície.

3. Após a secagem lixa-se a superfície total do trabalho e faz-se uma nova correção de eventuais defeitos.

4. Sempre a cada novo emassamento e secagem, novo lixamento.

5. A superfície do trabalho está pronta para receber a pintura (látex, acrílico, etc.). Normalmente com duas demãos de tinta, conclui-se o trabalho.

Esta operação vai depender do poder de recobrimento da tinta utilizada.